Período da Vindima se consolida como mais um produto turístico gaúcho ao longo do verão

Vindima dura entre os meses de janeiro e março no Rio Grande do Sul - Foto: Jcomp/Freepik

Além da Serra Gaúcha, Campanha também se destaca entre os produtores de uva e vinho no Estado: veja onde curtir a vindima

 

A colheita da safra da uva, também conhecida como “vindima”, é um importante marco para a cultura e o turismo gaúcho anualmente entre os meses de janeiro e março. A festividade, realizada desde o início do século XX no Rio Grande do Sul, transforma o ambiente de inúmeras cidades do Estado, convidando moradores e turistas para experienciar a tradicional pisa das uvas, assim como experimentar a gastronomia local e acompanhar desfiles temáticos. O período é o mais aguardado pelos agricultores que cultivam a uva, garantindo seu sustento e confirmando a produtividade de suas parreiras.

O secretário em exercício do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, lembra que o turismo de natureza é uma das tendências mais consolidadas no período pós-pandemia. “Precisamos valorizar esse produto, já tão consolidado culturalmente no Estado com os costumes inseridos pelos imigrantes, para atrair mais visitantes ao Rio Grande do Sul. Nosso intuito é divulgar e posicionar nossas riquezas e belezas naturais, nacional e internacionalmente ”, argumenta o gestor.

Com condições geográficas propícias para o cultivo da uva, as cidades que celebram a vindima estão espalhadas pelo Estado. Na “capital brasileira do vinho”, como é conhecida Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a programação oficial se estende por três meses, entre a próxima quinta-feira (18) e o dia 17 de março. Além de atividades na cidade, o turismo também se espalha pelo interior de Bento, com atrações no Vale dos Vinhedos. “Queremos que todos possam celebrar e descobrir esse momento tão importante para comunidade de Bento Gonçalves. Um evento já tradicional que anualmente mostra e reforça a importância do período para a cidade”, disse o secretário de Turismo Davi Da Rold.

Em Flores da Cunha, é celebrada neste ano a 15ª edição da Fenavindima, entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março. A festividade, cujo início remonta ao ano de 1967, proporciona ao visitante aspectos da cultura italiana e a hospitalidade dos moradores locais.

Garibaldi, conhecida pela Rota dos Espumantes, é outra cidade da Serra Gaúcha que também celebra a vindima. A festa, que acontece entre os dias 26 de janeiro e 9 de março, é uma celebração do trabalho de um ano inteiro do setor vitivinícola.

A vindima, contudo, não fica restrita às cidades da Serra Gaúcha. Nos últimos anos, também se destacaram os produtores de uva e vinho da Campanha Gaúcha. A zona rural de Dom Pedrito, município a 67 quilômetros de Bagé e com cerca de 35 mil habitantes, dará espaço para as experiências da vindima com o cenário incrível do Pampa Gaúcho.

Confira onde curtir experiências da vindima em 2024 no Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves

Quando: 18 de janeiro a 17 de março
Mais informações: https://bento.tur.br/2024/01/bento-em-vindima-apresenta-a-programacao-do-evento/

Flores da Cunha

Quando: 22 de fevereiro a 10 de março
Mais informações: https://www.turismoflores.com.br/eventos/15a-festa-nacional-da-vindima-fenavindima

Garibaldi

Quando: 26 de janeiro e 9 de março
Mais informações: https://www.garibaldi.rs.gov.br/noticias/veraneio-da-vindima-2024-traz-programacao-especial-de-janeiro-a-marco

Gramado

Quando: 8 de fevereiro a 3 de março
Mais informações: https://www.instagram.com/vindimaemgramadooficial/

Pinto Bandeira

Quando: 20 de janeiro e 24 de fevereiro
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/festa-das-safras-don-giovanni-e-nature / https://www.wine-locals.com/passeios/altos-de-pinto-bandeira-vindima-2024

Farroupilha

Quando: 20 de janeiro e sábados de fevereiro (exceto dia 10)
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/festa-de-lancamento-da-vindima-2024-na-cave-antiga / https://www.wine-locals.com/passeios/saga-da-uva-a-experiencia-na-casa-perini

Poço das Antas

Quando: 13 de janeiro, 17 e 18 de fevereiro, e 09 e 10 de março
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/pisa-da-uva-com-samba-no-sitio-rosa-do-vale

Dom Pedrito

Quando: 20 de janeiro
Mais informações: https://www.wine-locals.com/passeios/vindima-2024-na-vinicola-guatambu-estancia-do-vinho

Fonte: https://setur.rs.gov.br/periodo-da-vindima-se-consolida-como-mais-um-produto-turistico-gaucho-ao-longo-do-verao

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Print

Notícias

Eventos

Publicidade

Cesta de compras